domingo, novembro 12, 2006

Violência Doméstica


A Violência Doméstica é a violência, explícita ou velada, praticada dentro de casa, usualmente entre parentes. Inclui diversas práticas, como a violência e o abuso sexual contra crianças, a mulher, maus-tratos contra idosos, e a violência sexual contra o parceiro.

Pode ser dividida em violência física — quando envolve agressão directa, contra pessoas queridas do agredido ou destruição de objectos e pertences do mesmo; violência psicológica — quando envolve agressão verbal, ameaças, gestos e posturas agressivas; e violência sócio-económica, quando envolve o controle da vida social da vítima ou de seus recursos económicos. Também alguns consideram violência doméstica o abandono e a negligência quanto a crianças, parceiros ou idosos.

Estatisticamente, a violência contra a mulher é muito maior do que a contra o homem. Em geral os homens que batem nas mulheres o fazem entre quatro paredes, para que não sejam vistos por parentes, amigos, familiares e colegas do trabalho. A maioria dos casos de violência doméstica são classes financeiras mais baixas, a classe média e a alta também tem casos, mas as mulheres denunciam menos por vergonha e medo de se exporem e a sua família.

A violência praticada contra o homem, embora incomum, existe. Pode ter como agente tanto a própria mulher, parentes ou amigos, convencidos a espancar ou humilhar o companheiro.

Os motivos da violência doméstica não são necessariamente machucar o parceiro. Ao invés disso, geralmente se relacionam a manter um poder e controle sobre a vítima.
Muitos casos de violência doméstica encontram-se associados ao consumo de álcool, pois a bebida torna a pessoa, em alguns casos, mais agressiva. Nesses casos o agressor pode apresentar inclusive um comportamento absolutamente normal e até mesmo "amável" enquanto não-embriagado, o que dificulta a decisão do parceiro em denunciá-lo.
in: Wikipédia, a enciclopédia livre

3 comentários:

Unknown disse...

Bater numa mulher é um crime sem perdão: sem mas nem meio mas.

Farinho disse...

´E quando um pai bate numa mãe á frente dos filhos, deixa-os marcados para o resto da vida.

Esses homens deviam de ser punidos pelos danos psicologicos não só das mulheres mas tambem dos filhos,
é um crime as crianças terem de passar por estas coisas.

Beijocas.

Femané disse...

Está excelente, este seu trabalho.
Parabéns