quarta-feira, outubro 11, 2006

Zé Povinho


Vejam o que uma amiga minha me enviou para o e-mail:

“A família Sampaio...
Sabe-se hoje, dia 27 no Público (27.08.2006), que a jovem distinta advogada Vera Sampaio (terminou o curso com média de 10 valores) com uma carreira de "dezenas de anos e larga experiência" foi contratada como assessora pelo membro doGoverno Senhor Doutor Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira, distinto Ministro da Presidência....

Como a tarefa não é muito cansativa foi autorizada a continuar a dar aulas numa qualquer universidade privada onde ganha uns tostões para compor o salário e poder aspirar a ter uma vidinha um pouco mais desafogada.

O facto de ser filha do Senhor Ex-Presidente da República das Bananas que também dá pelo nome de Portugal, não teve nada a ver com este reconhecimento das suas capacidades, juro pela saúde do Engenheiro Sócrates. Há famílias a quem a mão do Senhor toca com a sua graça. Ámen.

Neste caso soube-se há tempos que o filhote depois de se ter formado foi logo para consultor da Portugal Telecom, onde certamente porá toda a sua experiência ao serviço de todos nós. Agora, como já ontem se disse, calhou a sorte à maninha e lá vai ela toda lampeira em part-time para o desgoverno, onde certamente porá toda a sua experiência ao serviço de todos nós.

E o papá para não fugir à regra, depois de escavacar uns bons centos de milhares de euros, na remodelação de um palacete ali para a Ajuda, onde instalará um gabinete, para onde será transportado pelo nosso carro, com o nosso motorista e onde certamente porá toda a sua experiência ao serviço de todos nós.

Falta arranjar um tacho para a matriarca que de momento tem que secontentar com as da cozinha.

Isto tudo passa-se num sítio mal frequentado onde um milhão e duzentas mil pessoas vivem com uma reforma abaixo dos 375 Euros por mês.

Parece mentira, não parece?

(ESTE É APENAS UM CASO, ENTRE MUITOS, QUE TÊM SIDO REVELADOS E DIVULGADOS ATRAVÉS DA INTERNET... PORQUE AS TELEVISÕES DESTE PAÍS ESTÃO BEM CONTROLADAS POR UMA FORÇA OCULTA... DIZEM TODAS O MESMO...SEMPRE MAIS DO MESMO... E O MESMO DEMAIS...E NO FIM SABEMOS O MESMO DE NADA...E ISTO TEM ACONTECIDO EMTODOS OS GOVERNOS...L.S.)"


Tanto quanto eu sei, para se ser docente universitário, há ter mestrado (ou não como assistente, mas a fazê-lo) no mínimo. E para se poder fazer o mestrado, há que se ter como média final de curso de 14 valores.

Ao que parece, não sou a única a achar que este país está entregue à “bicharada”. Mas existem outros casos, alguns dos quais eu sei porque os presenciei. Vou relatar apenas dois casos:

1º O Sr. Carlos Malato (sim, o apresentador da RTP1) fez a disciplina de Matemática com 18 valores, quando não fez (pelo menos) uma pergunta que valia seis valores. E, claro, não foi defender a nota a oral. Estou a falar do primeiro ano da faculdade do Curso Ciências da Comunicação, quando se tratava apenas de estatística. E outros episódios mais que nem vale a pena referir.

2ª A Sr.ª Rita Ferro Rodrigues (actual apresentadora da SIC) não tem qualquer curso (tem o primeiro ano do mesmo curso em cima referido, isto se o completou ou se o fez em outra universidade). Mas, claro, na altura, a filha do ministro Ferro Rodrigues tinha as notas todas tapadas na pauta.


Este é o país em que estamos. Viva as cunhas e afins!!!

Embora não sendo jornalista, segundo o seu Código Deontológico, há que confirmar sempre as fontes. E foi o que fiz. Fui ao website do Público verificar se o que me enviaram era verdadeiro ou falso. E qual o meu espanto quando, depois de pensar ter encontrado o artigo em questão, verifico que o jornal vedou o acesso à informação.

Apenas consegui ver o resultado da minha pesquisa:

A sua Pesquisa de vera sampaio encontrou 1 ocorrências.Página 1 de um total de 1 página/s. Resultados de 1 a 1
1 - ESPAÇO PÚBLICO 27.08.2006 SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE: HÁ VIDA PARA ALÉM DO ORÇAMENTO...Asegunda parte desta afirmação foi proferida pelo Dr. Jorge Sampaio, então Presidente da República, há cerca de dois anos...
Sim, porque se quiser ver o artigo todo, tenho de me registar e pagar a visualização do artigo pesquisado (1.00€) ou assino o jornal. (É impressão minha ou o livre acesso à informação é um direito que nós temos como cidadãos????) Ou seja, fiquei sem verificar a minha fonte. Mas isso é outro pormenor.

Em resumo, poder-se-á dizer que o Zé Povinho, com notas para fazer mestrados e pós-graduações, fica a chuchar no dedo, porque ou tem currículo a mais e não consegue arranjar nem um simples emprego, visto que não tem padrinhos, ou tem padrinhos e as competências e formação não contam. Competências técnica e profissional deixaram de ser requisitos obrigatórios.

2 comentários:

Femané disse...

... e eu, Zé-Ninguém, fico triste.
Amarguradamente triste...

independentemente de ter confirmado as informações que aqui relata, é sabido que essas situações ocoreem no nosso país e que embora sejam próprias de um qualquer terceiro mundo, concluo, como aqui foi escrito, que "ISTO NÂO É UM PAÍS, MAS UM SÍTIO MAL FREQUENTADO"

Estou triste... apetece-me chorar.

Farinho disse...

Infelizmente é este o país em que vivemos, trabalhamos carradas de horas a mais para trazermos meia dúzia de tostões, e temos que nos sujeitar para não perder-mos o emprego, ainda por cima não podemos ter filhos "diferentes" porque não há apoios nenhuns para ajudar esses pais, a dar mais atenção e mais cuidados, cuidados que eles precisam, e que requr disponibilidade que não há. Beijocas.